Guia Completo WYD - Informações Essenciais
Introdução ao WYD (With Your Destiny)
Bem-vindo ao mundo de WYD! Este guia foi feito para novos jogadores e para aqueles que querem relembrar os fundamentos deste clássico MMORPG. WYD é um jogo de fantasia medieval com um forte foco em PvP (jogador contra jogador), PvE (jogador contra ambiente), evolução de personagens e sistemas de equipamentos complexos. Prepare-se para escolher sua classe, refinar seus itens e participar de grandes batalhas! A grandeza perdida aguarda a sua força de vontade e conhecimento para ser reconstruída.
1. Classes e Personagens Iniciais
No WYD, você pode escolher entre quatro classes iniciais, cada uma com sua evolução para um lado "bem" ou "mal" após a primeira Quest de God. As classes são:
1.1. Transknight (TK)
O Transknight é o guerreiro por excelência. Sua força e vitalidade o tornam o principal "tank" (recebe dano) do jogo. Utiliza espadas, machados e maças. No PvP, é um excelente duelista e iniciador de combates.
- Evolução:
- Celeste (Bem): Foco em defesa e suporte, com habilidades de proteção.
- Mortal (Mal): Foco em ataque e dano massivo, com habilidades agressivas.
1.2. Huntress (HT)
A Huntress, ou HT, é uma atiradora de elite. Utiliza arcos e bestas para ataques de longa distância. Possui boa velocidade e habilidades que causam dano em área, ideal para caçar muitos monstros de uma vez (farm) e controlar o campo de batalha no PvP.
- Evolução:
- Celeste (Bem): Maior foco em dano mágico e habilidades de suporte.
- Mortal (Mal): Especialista em dano físico e ataques críticos.
1.3. Foema (FM)
A Foema é a maga e curandeira. É essencial em qualquer grupo de caça ou PvP devido às suas magias de ataque, cura e buff (melhorias de status). Utiliza cajados e orbes mágicos.
- Evolução:
- Celeste (Bem): Forte em magias de cura e proteção para o grupo.
- Mortal (Mal): Especialista em magias de ataque e controle de multidões.
1.4. Beast Master (BM)
O Beast Master é o mestre das invocações. Seu poder reside em seus "pets" (criaturas invocadas) que lutam ao seu lado. Pode invocar diversos tipos de monstros, cada um com habilidades específicas.
- Evolução:
- Celeste (Bem): Pets mais focados em suporte e defesa.
- Mortal (Mal): Pets com alto dano e habilidades ofensivas.
2. Evolução e Níveis
Seu personagem evolui ganhando experiência ao derrotar monstros ou completar quests. O sistema de níveis é longo e desafiador.
2.1. Pontos de Status (Atributos)
A cada nível, você ganha pontos para distribuir em seus atributos:
- Força (STR): Aumenta o ataque físico e a capacidade de carga.
- Inteligência (INT): Aumenta o ataque mágico e o MP (Mana Points).
- Destreza (DEX): Aumenta a precisão (hit), esquiva e a defesa.
- Constituição (CON): Aumenta a vida (HP) e a capacidade de carga.
2.2. Habilidades (Skills)
As habilidades são aprendidas com livros de skill ou treinadores. Cada classe tem suas próprias magias e ataques. Algumas habilidades exigem uma certa quantidade de pontos de status para serem aprendidas ou utilizadas.
3. Campo de Treinamento (Níveis 1~35)
O Campo de Treinamento é seu primeiro passo para a grandeza em WYD, ideal para jogadores do **nível 1 ao 35**. É um local construído para treinar futuros guerreiros e exploradores. Antes de se aventurar em terras desconhecidas, é crucial que você se arme e treine intensamente, pois a força de vontade não basta para combater as criaturas malignas que espreitam além das cercas.
Para aqueles que superarem os desafios do campo, especialmente ao derrotar o 'Guerreiro Orc', seu espírito guerreiro será reconhecido com itens e equipamentos valiosos para sua jornada. O campo é dividido em 4 áreas, e cada uma possui um monstro chefe de nível crescente. A cada área subsequente, o ataque e o terror exalado pelas criaturas aumentam.
3.1. Monstros por Área:
- Área 1: Javali de Guerra, Águia, Gremlin, Krill, Gremlin Decoy
- Área 2: Gremlin, Krill, Rei Gremlin, Serpente, Krill Gigante
- Área 3: Gremlin, Krill, Rei Gremlin, Chefe Krill, Orc Sniper
- Área 4: Krill, Rei Gremlin, Chefe Krill, Arqueiro Orc, Guerreiro Orc
Em cada área nova, a dificuldade aumenta e as batalhas são mais ferozes. Mas não se desanime! Cada área conta com um treinador que está lá para ajudá-lo a evoluir suas técnicas de luta, considerando todas as suas condições e necessidades.
3.2. Recompensas do Treinador:
Ao derrotar o chefe de cada área e completar suas tarefas, cada treinador e oficial de treinamento recompensará seus esforços com itens úteis para o jogo. Importante: O personagem receberá apenas uma recompensa de cada NPC treinador, e somente jogadores abaixo do nível 35 podem acessar essa quest.
- No final de cada zona, monstros chefes guardam as chaves dos portões para a próxima área. A chave é de uso único e o portão se fecha após um tempo.
- Caso esteja usando armas em ambas as mãos, o bônus de recompensa será aplicado apenas na arma do lado esquerdo do inventário.
- Quando o treinador da segunda etapa adicionar uma opção aleatoriamente na arma, essa opção será aplicada independentemente da opção original, podendo assim ser aplicada uma opção menor que a inicial.
- O treinador da terceira etapa refina os itens de defesa e de ataque e seu valor máximo será de +6. Não terá qualquer efeito caso seu item não seja refinável.
4. Classes Avançadas: Arch, Celestial e Sub Celestial
4.1. Classe Arch
Para se tornar um personagem da classe Arch, você deve completar duas quests essenciais: "A Procura da Vida Eterna" e "Um Novo Começo". A aparência de um personagem Arch se assemelha à da sua classe inicial, e você poderá escolher uma das quatro classes Arch existentes.
Quando você se transforma em um Arch, um novo personagem com o mesmo nome surge em sua conta, representando essa transformação. As skills do personagem Arch serão baseadas nas habilidades escolhidas durante a quest, e a evolução do seu Arch estará vinculada ao seu personagem principal.
- Personagens Arch não podem usar Elmos e Capacetes, mas podem usar equipamentos de defesa de acordo com sua classe inicial.
- Eles não podem equipar Armas de classe E e Armas do tipo Lydians, mas podem equipar **Armas do tipo Arch**.
- Ao alcançar o nível 370 com seu personagem Arch, você receberá 112 Pontos de Aprendizagem, 288 Pontos de Atributos e 168 Pontos de Skill.
- Após a transformação para a classe Arch, quando o seu personagem de classe Normal evoluir, o seu personagem Arch respectivo receberá 8 pontos de Atributos em bônus por level evoluído.
Evolução do Personagem Arch - Aumento na Capacidade por Nível:
A evolução do seu Arch garante bônus significativos:
- HP:
- Transknight: +4 por nível
- Foema: +1 por nível
- Beast Master: +1 por nível
- Huntress: +2 por nível
- MP:
- Transknight: +1 por nível
- Foema: +3 por nível
- Beast Master: +4 por nível
- Huntress: +2 por nível
- Defesa (AC): +2 por nível
- Pontos de Aprendizagem:
- +2 (Lv.1 ~ Lv.200)
- +3 (Lv.201 ~ Lv.355)
- +1 (Lv.356 ~)
- Pontos de Status:
- +6 (Lv.1 ~ Lv.354)
- +12 (Lv.355 ~)
- Pontos de Skill:
- +4 (Lv.1 ~ Lv.354)
- +2 (Lv.355 ~)
4.2. Criação do Celestial
O Celestial é o terceiro personagem liberado em sua saga em WYD. Para criá-lo, você precisa ter um personagem **Mortal de nível 400** e um **Arch de nível 356 (mínimo permitido)**. Quanto maior o nível do seu Arch, mais forte seu Celestial se tornará.
Atributos e Bônus do Celestial:
- Mudança da Capa: A capa do personagem Celestial terá uma aparência distinta.
- Atribuição de Pontos: Recebe pontos de atributos relacionados ao nível do personagem Arch.
- Skill Sephira - Limite da Alma (Soul): Habilidade exclusiva para Celestiais.
- Cythera (Tiara): Pode variar em prateada, dourada e mística. A versão recebida depende do nível do personagem e da conclusão da quest Arch: "Os 4 Cristais". Se o personagem atender a todas as exigências (nível máximo e conclusão da quest), a Cythera recebida será a mística.
Processo de Criação do Personagem Celestial:
Para criar o Celestial, são necessários os seguintes itens:
- 4 Pedras Secretas: Sol, Terra, Vento e Água
- Saphirot da sua classe atual
- Pedra da Imortalidade
Ao obter todos os itens, equipe o Saphirot e a Pedra da Imortalidade, e tenha as 4 Pedras Secretas no inventário. A composição da "Pedra Ideal" deve ser feita por um personagem Arch; caso um Mortal tente a composição, o resultado será a criação de um novo Arch. Após a composição, fale com o Rei do seu reino para criar a Pedra Ideal.
Pedras Secretas:
As Pedras Secretas são criadas através da combinação de runas específicas. Após obter as pedras corretas de cada combinação, é preciso procurar o NPC **“Odin” na cidade de Kefra**.
Configuração da Skill "Limite da Alma" (Soul):
A skill "Limite da Alma" atribui pontos de habilidades de acordo com sua configuração. O NPC responsável pela configuração da Soul é **Ehre, em Erion**. Para configurar de forma a melhorar as características do personagem, é necessário fazer uma certa combinação de joias:
- FOR/CON: Diamante + Diamante + Diamante.
- INT/CON: Esmeralda + Esmeralda + Esmeralda.
- DES/CON: Coral + Coral + Coral.
- FOR/DES: Garnet + Garnet + Garnet.
- INT/DES: Diamante + Esmeralda + Coral.
- CON/DES: Diamante + Coral + Garnet.
- FOR: Esmeralda + Coral + Garnet.
- INT: Esmeralda + Diamante + Coral.
- CON: Coral + Esmeralda + Garnet.
- DES: Garnet + Diamante + Coral.
4.3. Criação do Sub Celestial
A partir do **nível 120 do Celestial**, através de uma quest específica, o jogador poderá criar um **novo Personagem Celestial, o Sub Celestial**, que começará no nível 1. Você poderá trocar livremente entre seu Personagem Celestial e o Sub Celestial dentro do jogo, utilizando a **Pedra Misteriosa**.
Como Criar um Personagem Sub Celestial:
Para criar o Sub Celestial, você precisará:
- Personagem Celestial deve ser **nível 120 ou mais**.
- Pagar uma taxa de **100 de Fama**.
- Um **Sephirot** da classe desejada.
- Uma **Pedra Ideal**.
Após equipar o Sephirot, clique na Pedra Ideal. Você poderá criar um Sub Celestial. Para trocar entre o Celestial Principal e o Sub Celestial, utilize a Pedra Misteriosa na cidade.
Bônus do Sub Celestial para o Personagem Principal:
O Personagem Principal ganha bônus em ataque, atributo e adicionais na Cythera de acordo com o nível do Sub Celestial.
Adicionais na Cythera:
Level do Sub Celestial | Bônus de Defesa na Cythera | Bônus de Atributo (Força) |
---|---|---|
Level 121 | +30 Defesa | +40 Força |
Level 151 | +35 Defesa | +50 Força |
Level 181 | +45 Defesa | +60 Força |
Level 200 | +50 Defesa | +70 Força |
Observação: O jogador deve estar equipado com a Cythera para que o Bônus seja entregue.
5. Equipamentos e Refinação
Equipamentos são vitais para a sobrevivência e poder do seu personagem. Eles são divididos em armas, armaduras (cabeça, peito, calças, luvas, botas) e acessórios (anéis, amuletos).
5.1. Refinação (Upgrade de Itens)
A refinação é o processo de aprimorar seus itens para aumentar seus atributos. É feita com a ajuda de "Pedras de Refinação" (Lacs/Amnis) e "Pó de Lac" ou "Pó de Amun".
- Como funciona: Você usa uma pedra de refinação e um pó no ferreiro da cidade. Cada tentativa tem uma chance de sucesso.
- Pedras: Existem pedras para +1 a +9 (Lacs), +10 a +11 (Amnis) e as mais raras para +12, +13, +14 e +15.
- Riscos: A refinação de itens acima de +9 pode fazer o item regredir de nível ou até mesmo quebrar e desaparecer em caso de falha. Use pedras de "Sealed" (seladas) para garantir que o item não quebre, apenas regrida.
5.2. Adição de Joias e Slots
Alguns itens possuem "slots" (espaços) para adicionar joias. As joias concedem bônus adicionais, como mais HP, MP, ataque, defesa, etc. Itens com slots são mais valiosos.
5.3. Composição de Itens
Itens de composição são combinados para criar equipamentos mais poderosos. Por exemplo, as "Joias da Criação" e "Joias da Lacre" são usadas para criar as Armas Arch e Set Arch, que são itens de alto nível.
5.4. Armas Ancient
Uma arma refinada até +9 pode ser aprimorada ainda mais através de uma combinação com joias especiais. Um aprimoramento bem-sucedido de uma Arma Ancient proporciona, além de maior força de ataque, um atributo extra dependendo do tipo de joia utilizada.
Combinação de Itens para Armas Ancient:
Você pode combinar sua arma Ancient através do **NPC Compositor, localizado na cidade de Azran**. Serão necessários:
- 1 Arma para Combinar: Apenas armas +9 podem ser utilizadas.
- 1 Joia: Necessária para a combinação (Diamante, Esmeralda, Coral ou Garnet).
- 0~4 Outros Itens (Opcional): Utilizados para aumentar a porcentagem de sucesso da combinação. Qualquer tipo de item pode ser usado, desde que possua uma refinação de +7 ou maior.
- Item +7: +2% de probabilidade de sucesso
- Item +8: +4% de probabilidade de sucesso
- Item +9: +10% de probabilidade de sucesso
- Item +10: +12% de probabilidade de sucesso
Observações sobre a Combinação:
- Se a combinação falhar, todos os itens irão desaparecer.
- Esse procedimento pode ser executado somente uma vez. Tentar combinar itens Ancient novamente não terá efeito.
- Itens +11 não podem ser usados para aumentar as chances da combinação.
- Quando forem usados outros itens para aumentar a chance de sucesso, eles devem ser de refinação +7~+10 e possuir no máximo uma classe inferior ao item a ser combinado. Exemplo: Se a arma a ser combinada possui a classe D, os itens usados para aumentar as chances de sucesso devem ser obrigatoriamente C ou maior.
Atributos da Arma Ancient Após a Combinação:
Após a combinação, a arma Ancient terá a refinação de **+7**. O item manterá o atributo referente à joia utilizada no processo, mas é possível alterar esse atributo posteriormente usando outra joia.
Jóia Utilizada | Atributo Adicional |
---|---|
Diamante | Aumenta em 8% a taxa de drop |
Esmeralda | Adiciona 80 pontos de Perfuração |
Coral | Aumenta em 2% a experiência obtida |
Garnet | Adiciona 80 pontos de Absorção |
6. Quests e Missões
As quests (missões) são tarefas dadas por NPCs (personagens não jogáveis) que, ao serem completadas, concedem experiência, itens, dinheiro ou acesso a novas áreas/sistemas.
6.1. Quests Iniciais
No início, as quests te ajudam a entender a história do jogo e a ganhar os primeiros níveis rapidamente. Elas geralmente envolvem matar um certo número de monstros ou coletar itens.
6.2. Quest de God
Após atingir um certo nível (geralmente 350-400), você pode fazer a Quest de God. Essa quest é um marco, pois permite que seu personagem "transcenda" para um dos dois lados (Celeste ou Mortal), ganhando novas habilidades e aprimorando as existentes. Essa escolha define muito o futuro do seu personagem.
6.3. Quests Arch (Contrato dos Espíritos)
A Quest Arch, conhecida como "Contrato dos Espíritos", é uma missão de alto nível para personagens Arch de Level 355 com experiência superior a 1.950.000.000.
- Forma de Procedimento:
- Quando o personagem alcançar o Level 355, pressione a tecla 'X' para confirmar a quest na janela de informações.
- Adquira os itens relacionados à quest caçando os monstros que aparecem na Dungeon Kefra.
- A ordem de aquisição dos itens não importa, mas a ordem de utilização deverá ser de acordo com a quest, começando pela fase 1.
- Cada quest completada diminuirá 100 milhões de pontos de experiência e aumentará os valores de habilidade.
- Após completar uma fase da quest, passe para o Level 355 novamente e inicie a nova etapa da quest.
- A Quest não poderá ser feita mais de uma vez; pode ser realizada apenas 1 vez, da fase 1 até a fase 4.
- Atenção:
- Após ter completado cada quest, desconecte e conecte novamente para que possa obter a experiência conquistada.
- Coloque o comando
/qst
na janela de chat para confirmar a QUEST que está em processo de conclusão.
6.4. Quests Diárias/Repetíveis
Muitos servidores implementam quests diárias ou repetíveis que concedem experiência ou itens específicos, sendo uma boa forma de farmar.
7. Interface do Jogo (HUD)
Familiarizar-se com a interface do WYD é essencial para uma experiência de jogo fluida. Conheça os principais elementos:
- Barra de HP: O valor esquerdo da barra vermelha mostra seu HP atual; o valor direito, seu HP máximo. Localizada acima do personagem, pode ser ativada/desativada (junto ao nome dos personagens na tela) apertando a tecla "N".
- Barra de MP: O valor esquerdo da barra azul mostra seu MP atual; o valor direito, seu MP máximo. Assim como a barra de HP, está localizada acima do personagem e pode ser ativada/desativada apertando a tecla "N".
- Barra de HP da Montaria: Uma barra amarela completa indica o HP máximo da sua montaria. Ela se encontra logo abaixo da barra de MP.
- Mini Mapa: Permite que você veja sua localização ou a dos membros do seu grupo. Atalho: tecla "M".
- Indicadores de HP e HP da Montaria: Representações gráficas na tela que mostram a quantidade de HP e HP de montaria que o jogador possui no momento, sem precisar olhar a barra principal.
- Janela de Chat: Aperte a tecla "+" para aumentá-la. Tecle 'ENTER' para ativar o campo de inserção de texto e digitar mensagens.
- Quantidade de Poção de HP no Inventário: O menu de macro (CC) permite ao jogador escolher a porcentagem de HP/MP com que as poções serão utilizadas automaticamente, além de possibilitar que o personagem entre em modo de combate automático.
- Barra de Experiência: Mostra a experiência necessária até o próximo nível.
- Barra de Skills: Permite definir até 10 skills. "1~0" ou "F1~F10" podem ser usados para escolher entre as skills definidas. Uma skill pode ser excluída da barra selecionando-a e apertando a tecla "Del". Skills que funcionam no modo automático de ataque são distinguidas por uma barra laranja acima do ícone, podendo ser controladas de 2 a 10 skills através da tecla "Y".
- Barra de Menu do Sistema: Contém vários botões e opções da tela do jogo.
8. Mapas e Locais Importantes
8.1. Submundo (Dungeon Nikirr e Underworld)
A história do Submundo remonta à época de ouro da mineração, quando os reinos de Hekalotia e Akelonia, no continente de Kerserf, disputavam minérios e tecnologia. Durante uma escavação, um minério celestial chamado **'Temuh'** foi descoberto em uma Dungeon nas colinas da montanha Nikirr. No mesmo local, uma passagem para as profundezas da terra foi encontrada, batizada de Submundo.
O 'Temuh' foi vital para o avanço científico e tecnológico da antiga civilização, sendo considerado um presente dos deuses. A ganância pela exclusividade do minério levou a uma guerra sangrenta entre os reinos, cujas marcas ainda são visíveis na caverna de Nikirr. Essa guerra abriu um caminho para o Submundo, lar dos caídos, seres com ódio profundo por deuses e humanos.
Na entrada desse novo mundo, surgiram monstros com poderes inigualáveis, forçando a interdição da colina Nikirr. Ninguém pode atravessar o **'Rio da Morte'**, que marca a fronteira entre a Dungeon Nikirr e o Submundo (Underworld). Atualmente, os reinos mantêm um batalhão de guardas em alerta constante para proteger o 'Temuh' e evitar uma nova invasão de monstros.
Esta área é dividida em:
- Primeiro Subsolo: Conhecido como **Dungeon Nikirr**. Os monstros na entrada são aparentemente fáceis, mas a dificuldade aumenta progressivamente.
- Segundo Subsolo: Chamado de **Underworld (Submundo)**. A entrada está localizada no final do primeiro subsolo, além do 'Rio da Morte'. Aqui aparecem frequentemente monstros do tipo demônio com poderes ainda maiores, superando qualquer outro campo.
8.2. Dungeon Kefra
A Dungeon Kefra é uma construção colossal descoberta no fim do Deserto de Kult, um local investigado pelos exploradores dos reinos de Hekalotia e Akelonia em busca de informações para a disputa pela 'Coroa de Athila'. É um marco de engenharia em meio à areia.
A Dungeon Kefra é dividida em zonas com características específicas:
- Entrada:
- PvP não permitido.
- Teleporte/Convocação permitida entre membros de Grupo/Guilda.
- Marco de posição através da Gema Estelar/Pergaminho do Retorno permitido.
- Existência do NPC comerciante Teron.
- Nomes do personagem e guilda não aparecem.
- Impossível utilizar o chat normal (apenas chat em guilda/grupo/mensagem privada permitido).
- Zona de Caça (1):
- Monstros irão aparecer nessa área.
- Nomes dos personagens e guildas não aparecem.
- Impossível utilizar o chat normal (apenas chat em guilda/grupo/mensagem privada permitido).
- Dano causado a monstros e outros jogadores não irá aparecer na tela.
- Não existe aumento de experiência no caso de praticar PK, mas existe uma redução de experiência no caso de ter sido morto por outro jogador.
- Zona de Caça (2):
- Monstros irão aparecer nessa área, sendo mais fortes que na área anterior.
- Nomes dos personagens e guildas não aparecem.
- Impossível utilizar o chat normal (apenas chat em guilda/grupo/mensagem privada permitido).
- Dano causado a monstros e outros jogadores não irá aparecer na tela.
- Não existe aumento de experiência no caso de praticar PK, mas existe uma redução de experiência no caso de ter sido morto por outro jogador.
- Área Escondida da Ruína da Dungeon Kefra:
- Acessível apenas após completar as QUests necessárias (incluindo as Quests Arch).
8.3. Nippleheim
As cicatrizes da Guerra Celestial ainda afetam humanos e deuses séculos depois. Tzfah e Neses, expulsos para a terra gélida de Nippleheim, na ponta norte de Azran, influenciaram os monstros locais, transformando-os em seus guardiões.
Após centenas de anos, o medo ressurgiu em Azran com sons malignos, atribuídos à terra inexplorada de Nippleheim, onde Tzfah e Neses residiam. Temendo uma nova catástrofe, os reis uniram seus cavaleiros em uma expedição.
A primeira providência foi construir uma base avançada provisória, o **Comando Karden**, próximo a Azran. Este se tornou um ponto estratégico para curar feridos e abrigar cavaleiros. Com a situação sob controle, comerciantes e o povo da cidade começaram a migrar para lá.
Em Nippleheim, você encontrará NPCs importantes:
- July: Capitã do Navio de Guerra da cavalaria do reino, ajuda no transporte para a cidade de Azran.
- Guarda Carga: NPC responsável por guardar itens do personagem (depósito).
- Shany: Responsável por criar "high level of spirit stone" combinando com +9 Spirit Stone.
- Tiny: Permite criar Armas Arch Ancient combinando itens Classe D com itens +9 ou maiores, a um custo de 100.000.000.
- Martin: Vende poções de HP, pergaminhos, comida, Gema Estelar, Poeira de Oriharucon.
- Premium Neil: Vende Itens CASH (itens adquiridos com dinheiro real).
9. Sistemas de Guerra e Eventos
9.1. PvP (Player vs Player)
O PvP é uma parte fundamental do WYD. Existem diversas áreas onde o PvP é livre, além de eventos específicos como o Castelo de Gelo e Arenas. Prepare-se para enfrentar outros jogadores!
9.2. Guerras de Torre (Torre de Gelo)
As Guerras de Torre, ou Guerras do Castelo de Gelo, ocorrem de segunda a sexta-feira, iniciando às 21:00 (Horário do Servidor). Guildas competem para dominar as torres do castelo. A guilda vitoriosa e os jogadores que participarem ativamente podem receber recompensas, incluindo 100 de Fama por participação e controle das torres.
9.3. Como Trocar o Nick
Para trocar seu nick, você precisará criar um novo personagem com o nick desejado e adquirir os itens Pedra da Troca Maior e Pedra da Troca Menor no NPC Neil. Equipe a Pedra da Troca Maior no seu personagem principal e a Pedra da Troca Menor no personagem com o nick novo. Após relogar, seu personagem principal estará com o novo NICK.
---9.4. Sistema de Refinação +0 a +11
Com exceção de itens "impossíveis de refinar", armas e armaduras podem ser refinadas usando Poeira Oriharucon e Poeira Lactorerium. A refinação aumenta o poder de ataque, defesa e opções adicionais em 10%. Ao atingir +9, uma opção de bônus é adicionada. Quanto maior a classe do item, maior a dificuldade de refinação, sendo que itens de classes baixas têm maior taxa de sucesso. A taxa de sucesso diminui com o aumento da refinação, elevando o consumo de poeira.
Refinação de Armas
Armas exigem um processo mais longo. Primeiro, refine até +9 e, em seguida, torne-a Ancient através do NPC Compositor. Ao fazer isso, a arma volta para +7, necessitando ser refinada novamente até +9. Duas armas Ancient +9 podem ser unidas para obter uma arma +10.
---Refinação +10
O sistema é semelhante à formação de itens Ancient. Para refinar, você precisará juntar dois itens +9 e fundi-los usando uma Pedra do Sábio para formar um item +10. A opção do item combinado é definida com base nas opções dos dois itens +9. A opção adicional pode variar de acordo com a joia usada, podendo até ultrapassar as opções do item +9. Tanto armas (Ancient) quanto defesas podem ser combinadas para +10.
---Combinação de Itens para +10
A combinação para +10 pode ser feita com a Aileen na cidade de Azran. São necessários dois itens com o mesmo nome no nível +9 e 50 milhões de gold. Jóias podem ser usadas para aumentar a probabilidade de sucesso. Itens permitidos são Armas Ancient e Defesas (incluindo Escudos). A opção base do item aumenta, mas as opções bônus não são afetadas. Apenas itens Normal, Místico, Arcano, Legendário e Ancient (fabricados com as mesmas joias) são permitidos. Em caso de sucesso, um item +10 aparece no inventário; em caso de falha, os 2 itens +9 permanecem, mas os outros ingredientes desaparecem. O sucesso concede um atributo adicional baseado na joia utilizada. Apenas armas Ancient e defesas podem ser combinadas, acessórios e armas normais padrões não.
---Refinação +11
Após o sucesso na composição para +10, você poderá refinar o item até o nível +11 utilizando Poeira de Lactolerium. Ao concluir, você estará apto a tentar refinar para +12. Para itens de defesa (incluindo escudos), o processo é mais simples, bastando refinar 2 itens até +9 e seguir o mesmo processo para +10 e +11.
---9.5. Desbloqueio de Nível Celestial
Desbloqueio do Nível 40 - Celestial
O personagem celestial bloqueia no nível 40. Para desbloquear, entregue as Runas Fehu, Mannaz, Thuirisaz e Ansuz (nesta ordem), 2 Pergaminhos Selados e um Selo Mágico (encontrado na trilha de runas) ao NPC Odin. As runas precisam estar na ordem descrita.
---Desbloqueio do Nível 90 - Celestial
Ao atingir o nível 90, o personagem é bloqueado novamente. Para desbloquear, entregue as Runas Sowilo, Kenaz, Uraz, Thurisaz, Isa, Tiwaz e Hagalaz (nesta ordem) ao NPC Odin com 2.000.000 de gold. Isso criará a Pedra da Fúria. Ao usá-la, 500 de fama serão consumidos. Há chance de falha para a Pedra da Fúria.
---9.6. Sistema de Refinação +12 a +15
A composição é feita através do NPC Alquimista Odin, no Continente Desconhecido (Cidade do Kefra).
Itens Necessários
- 1 Item +11 ou superior (Ancient no caso de armas)
- 4 Pedras Secretas aleatórias ou 4 Refinações Abençoadas
- 2 Pacs de Lac com 10 unidades ou 2 Emblemas da Proteção
Obs1: Usando Pac de Lac, há uma pequena chance do item ser destruído em caso de falha. Obs2: Usando 2 Emblemas da Proteção, em caso de falha, a opção adicional do item se torna um cristal de extração, permitindo salvar as opções adicionais.
Em caso de sucesso, todos os itens usados serão destruídos e restará somente o item +12 (ou superior). Em caso de falha, todos os itens serão destruídos, e a refinação do item +11 ou superior será reduzida em 1 nível.
---Chance de Sucesso
Cada refinação possui uma chance fixa de sucesso:
- +12 = 4%
- +13 = 3%
- +14 = 2%
- +15 = 1%
Cada Pedra Secreta ou Refinação Abençoada oferece um bônus de sucesso:
- Pedra Secreta: 1% de chance por unidade. Ex: +11 para +12 com 4 Pedras Secretas = 4% (fixa) + 4% (das pedras) = 8%.
- Refinação Abençoada (unidade): +0 > 2%, +1 > 3%, +2 > 4%, +3 > 5%, +4 > 6%, +5 > 7%, +6 > 8%, +7 > 10%, +8 > 12%, +9 > 15%.
Ex1: +11 para +12 com 4 refinações abençoadas +0 = 4% (fixa) + 8% (2% de cada) = 12%. Ex2: +12 para +13 com 4 refinações abençoadas +3 = 3% (fixa) + 20% (5% de cada) = 23%. IMPORTANTE: Usar 1 refinação +1 na composição evita o risco de virar extração. Cada emblema da proteção concede 1% de sucesso.
---9.7. Passando Adicional para Arma Arch
Para dar um adicional considerável a uma arma Arch, você precisará dos seguintes itens:
- Arma desejada +9 (anct)
- Arma com o add +9 (anct)
- Item [D] ou [E] +9
- 100.000.000 de ouro
9.8. Reiniciar Nível Celestial 200
Após criar a Cythera Arcana no Lvl 200, é possível fazer 3 Resets em seu personagem, concedendo 160 pontos por reset. O procedimento pode ser realizado em celestiais ou Sub-Celestiais que estejam nas condições informadas. Para cada reset, são necessários:
- Ser level 200 ou superior (4 bilhões de experiência)
- 1000 de fama
- Pedra da Fúria
O reset é concluído ao clicar na Pedra da Fúria, consumindo 50 milhões de experiência por reset.
---9.9. Cythera (Arcana)
A Cythera Arcana é a classe mais alta das tiaras, aumentando consideravelmente HP, MP e defesa. Para criá-la, são necessários:
- Celestial ou Subcelestial level 200 ou superior
- As 4 Pedras Secretas (Água, Terra, Sol, Vento)
- Pedra da Fúria
- Cythera M +11 ou superior equipada
- 1000 de fama
Com todos os itens no inventário, clique na Pedra da Fúria. A chance de sucesso é de 50%. Em caso de falha, todos os itens serão destruídos, com exceção da Cythera M.
9.3. Guerras de Cidade (War)
As Guerras de Cidade, ou simplesmente "War", são eventos grandiosos onde guildas se enfrentam pelo controle das cidades principais. Elas geralmente ocorrem aos domingos, com início às 20:00 (Horário do Servidor). A guilda que conseguir dominar a cidade ganha acesso a benefícios exclusivos, como lojas especiais e bônus de impostos. É um evento de PvP massivo que exige muita estratégia e coordenação de guilda.
9.4. Mercador / Comércio
A economia do jogo é movida pela interação entre jogadores. Você pode vender itens em sua loja pessoal (abrir um "shop") ou negociar diretamente. Conhecer os valores dos itens é crucial para ganhar dinheiro.
9.5. Sistema de Pets
Além do Beast Master, outras classes podem ter pets de acompanhamento que oferecem bônus passivos (aumento de experiência, defesa, etc.) ou auxiliam no combate. Eles precisam ser alimentados e evoluídos.
9.6. Montarias
As montarias (cavalos, dragões, etc.) são essenciais para a locomoção rápida no mapa e algumas até concedem bônus de status ou habilidades especiais.
Dicas Finais para Iniciantes
- Explore: Não tenha medo de explorar o mundo de WYD.
- Socialize: Faça amigos, entre em uma guilda. Jogar em grupo facilita muito a evolução.
- Pesquise: Cada servidor de WYD pode ter pequenas diferenças em taxas de XP, drops ou eventos. Sempre verifique as informações específicas do servidor que você está jogando.
- Divirta-se: O mais importante é aproveitar a jornada!